Floresta Nacional de Carajás completa 20 anos

1

A Floresta Nacional de Carajás completou nesta sexta-feira, 2, vinte anos de fundação. Apresentando múltiplos interesses: ambiental, extrativismo vegetal e mineral. A unidade foi criada por meio de Decreto em 02 de fevereiro de 1998 com uma área total de aproximadamente 400 mil hectares abrangendo os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte.

A região é conhecida pela grande riqueza mineral que, na década de 80, atraiu muitas pessoas para estes municípios. Na interior da Floresta Nacional de Carajás são realizadas ações de pesquisa científica, conservação, visitação e proteção, destacando-se as pesquisas envolvendo o gavião-real, a arara-azul grande e as atividades de observação de aves.

Também é nesta Unidade de Conservação que existe o maior projeto de mineração do Brasil, onde são diariamente exploradas toneladas de Ferro, Ouro, Manganês, Granito e Cobre.

A Floresta Nacional de Carajás possuí centenas de atrativos como Cachoeira de Águas Claras; Cavernas Ferríferas; Complexo Industrial de Mineração; Observação de Aves; Trilhas na floresta; Canoagem nos rios do interior da flona; Vegetação de Canga, única no planeta; Parque Zoobotânico; Serra Sul; Lagoas Pluviaise Camping.

Deixe seu comentário