Unacon de Tucuruí incentiva a prevenção do câncer de próstata

3

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), que funciona em Tucuruí, município do sudeste paraense, durante todo o mês de novembro, dentro da campanha Novembro Azul, oferece informações à população, em especial ao público masculino, e ressalta a importância da prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens da região. De acordo com os especialistas, na maioria dos casos da doença a falta de cuidado com a saúde, aliada ao tabu que cerca a realização de exames como o toque retal, eleva os índices desse tipo de câncer.

As ações de educação em saúde realizadas pela unidade ajudam pacientes a entender melhor a doença, como Pedro Pereira de Siqueira, 72 anos. “Eu faço meu tratamento na Unacon, e através dessas atividades consigo perceber a importância da realização dos exames para se prevenir contra a doença. Se realizar corretamente o tratamento, minhas chances de cura serão maiores”, disse o aposentado, que faz o tratamento contra o câncer da próstata na unidade. Além de orientações sobre saúde, a Unacon ofereceu serviços de higiene e beleza, como corte de cabelo e barba aos presentes.

Pedro Pereira foi um dos participantes de uma das palestras ministradas durante a semana na Unacon, instituição que vem desenvolvendo uma série de atividades para incentivar o homem a cuidar da saúde, realizando os exames de rotina, como toque retal e Antígeno Prostático Específico (PSA) a partir dos 40  anos.

No último dia 16 houve a palestra ministrada pela fisioterapeuta da unidade, Gabriela Moraes, que contou com a participação de funcionários, usuários, acompanhantes e outros moradores da cidade. A campanha continua até o final do mês. “Nós ainda teremos palestras com nutricionista e psicóloga voltadas para os usuários, além de treinamentos voltados exclusivamente para equipes de enfermagem”, informou Thiarle Dassi, diretor executivo da Unacon.

Medo ou Vergonha?

Na próxima quarta-feira (22), às 8 h, será ministrada palestra “Medo ou Vergonha? Preconceito pode custar caro!”, pela psicóloga Sabrina Monte, e no dia 29 haverá programação o dia inteiro, incluindo palestras com a nutricionista Carmem Natava e um oncologista clínico, destinadas a funcionários, usuários e acompanhantes.

A Unacon oferece assistência de segunda a sexta-feira, por meio de consultas com especialistas em oncologia clínica e cirúrgica, exames auxiliares de diagnóstico – análises clínicas, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia – e tratamento quimioterápico.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599. (Vera Rojas)

Deixe seu comentário