Workshop sobre gestão termina em Santarém e segue para Altamira

4

O segundo módulo do workshop “Melhoria da Situação Fiscal dos Municípios do Pará” ministrado para a Regional Santarém, foi encerrado nesta sexta-feira (17). O módulo, dedicado ao equilíbrio fiscal, faz parte da assistência técnica oferecida pelo Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis (Semsu), que está sendo ministrada para diversos municípios paraenses em todas as regiões do Estado.

Os participantes puderam analisar a receita dos seus municípios e traçar um perfil individual, identificando as possibilidades de melhoria dos gastos e da arrecadação própria, e planejando estratégias para ficar fora do Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), uma espécie de Serasa das prefeituras, que foi tema do primeiro módulo do treinamento.

Para Elias Estumano, assessor especial da Prefeitura de Oriximiná, no oeste paraense, a assistência chegou em boa hora. “Muitos municípios da região oeste do Estado têm deficiência de mão de obra e dificuldade em contratar uma assessoria técnica para essas questões. Foi muito proveitoso o que aprendemos com a equipe do Comunitas e da Mais. Vamos colocar em prática esses ensinamentos”, garantiu o assessor.

Plataforma digital

O evento é voltado a servidores municipais que tenham conhecimento da área administrativa e financeira, com capacidade para envolver gestores e suas equipes na implementação do projeto, que vai contar com uma plataforma digital de auxilio à gestão. Na conclusão do treinamento, cada município tem informações condensadas para montar um plano de ação destinado a corrigir sua situação no Cauc e gerar oportunidades de acesso a recursos destinados a investimentos, a partir da redução da despesa de custeio.

A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), está sendo ministrada por especialistas da Comunitas, organização social especializada na mobilização de lideranças para o desenvolvimento do Brasil, junto com a empresa Mais.

Vitor Bard, coordenador do projeto da Comunitas no Pará, avaliou positivamente a realização do módulo em Santarém. “Os municípios dessa regional trabalharam muito bem e aproveitaram os treinamentos para garantir bons resultados. A maioria tem poucas pendências no Cauc, e está bem encaminhada. Acredito que vamos ter respostas positivas com os municípios dessa regional”, reiterou Vitor Bard.

A assistência técnica oferecida aos municípios pelo Governo do Pará, por meio da Semsu, ainda será ministrada nas regionais de Altamira e Marajó/Belém II. (Dani Filgueiras)

Deixe seu comentário